Projetos

Sustentabilidade

O termo Sustentabilidade ganhou destaque por sua forte relação com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais existentes no planeta, sendo a própria definição original de sustentabilidade caracterizada pela exploração de recursos naturais sem sua extinção. No entanto, nos últimos anos, tal definição tem sido ampliada, deixando de abarcar somente temas como a exploração desenfreada de recursos naturais e a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global.

Para se ter uma ideia, em setembro de 2015 a Organização das Nações Unidas lançou 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, que abordam ações em temas como Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Consumo e Produção Responsáveis; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; entre outros. Tais ações, eminentemente humanas, tornam todo conhecimento científico produzido acerca do comportamento humano fundamental para que os objetivos propostos sejam alcançados.

É com esse enfoque que a Comissão de Sustentabilidade da ABPMC tem atuado, procurando disseminar a questão da sustentabilidade entre os associados, promovendo ações para tornar os Encontros Anuais mais sustentáveis e valorizando as iniciativas de pesquisadores e profissionais cujos trabalhos envolvem a promoção de ações sustentáveis com impacto social e comunitário.

Em 2011, o XX Encontro Anual da ABPMC teve como tema central Comportamento Humano para um Desenvolvimento Sustentável, contando com atividades especiais sobre a temática e a criação do Prêmio ABPMC Sustentabilidade, voltado para projetos em Análise do Comportamento Aplicada que articulassem de modo inovador a relação entre comportamento humano e sustentabilidade. Nos anos seguintes, foram propostas iniciativas relacionadas à neutralização de CO2 emitido com a realização do Encontro Anual, com os participantes recebendo pontos por iniciativas relacionadas a ações pró-ambientas, por exemplo, o plantio de árvores, o uso de transportes menos poluentes e a promoção de palestras relacionadas ao tema.

O projeto da Comissão de Sustentabilidade para o Encontro de 2014 envolvia o incentivo à coleta seletiva do lixo produzido. No local do evento haviam lixeiras para o descarte de materiais recicláveis. As lixeiras tinham marcações, que, quando atingidas, liberavam ações promocionais para os participantes, tais como o sorteio de livros. Além disso, um vídeo promocional foi produzido e apresentado na abertura do evento: o vídeo mostrava um cão treinado com base nos princípios da Análise do Comportamento fazendo a coleta e o descarte adequado de lixo reciclável, passando a mensagem bem-humorada de que ser ecologicamente correto pode ser “fácil pra cachorro”.

No XXIV Encontro, realizado em 2015, a organização procurou reduzir o impacto ambiental do evento por meio da distribuição de lanches em embalagens recicláveis e a criação de um aplicativo para smartphones que permitia o acesso ao caderno de atividades e horários, reduzindo a necessidade do uso em excesso de papel para a impressão desse material.

Atualmente, a Comissão de Sustentabilidade da ABPMC tem trabalhado em diversas frentes, que incluem a elaboração de um índice da literatura sobre sustentabilidade que será divulgado em nosso site; a promoção de atividades científicas relacionadas ao tema (palestras, mesas-redondas, simpósios) durante o XXV Encontro Anual, contando com a presença de pesquisadores de renome internacional para falar sobre sustentabilidade; o incentivo a ações sustentáveis por parte de associados e congressistas, tanto antes, quanto durante e depois do Encontro Anual, sendo algumas atividades realizadas em parceria com a Comissão de Estudantes da ABPMC. Além disso, em 2016 será realizado o Prêmio ABPMC Sustentabilidade e Inovação que terá como objetivo incentivar a elaboração de projetos de pesquisa e intervenção em Análise Aplicada do Comportamento que articulem a relação do comportamento humano com os temas Desenvolvimento Sustentável e Inovação.

Em breve teremos mais novidades e informações sobre essas ações promovidas pela Comissão de Sustentabilidade da ABPMC, portanto, fique de olho em nosso site e acompanhe os canais oficiais da ABPMC nas redes sociais!